Catedral Nossa Senhora da Oliveira

Serviços

A cidade de Nossa Senhora da Oliveira

24/01/2014 A cidade de Nossa Senhora da Oliveira

O fato marcante da cidade de Vacaria, aconteceu por volta do ano de 1750, no local situado na coxilha entre os arroios Uruguaizinho e Carazinho, um camponês, quando fazia a habitual queima de campo, ao observar que o campo não tinha queimado a contento, com exceção de uma touceira aproximando-se do local, encontrou uma pequena imagem de madeira com a inscrição no pedestal ”Nossa Senhora da Oliveira”.

Espalhada a notícia do encontro da imagem entre os poucos moradores, surge a idéia de abrigar a pequena imagem numa ermida, na coxilha, junto ao local do encontro. Foi então construída uma capelinha de paredes de barro e coberta de capim. O local tornou-se conhecido por devotos que vinham pedir a Nossa Senhora o alívio dos males físicos e morais.

A devoção a Nossa Senhora fez com que a comunidade, aliada à presença dos padres Capuchinhos Frei Pacífico e Frei Efrem de Bellevaux, projetassem e construíssem um dos mais belos templos do Rio Grande do Sul. Em 1900 foi laçada a pedra fundamental para a construção de uma nova igreja. Hoje, Catedral suntuosa, no centro da cidade, feita em pedra moura em estilo neogótico, abriga a imagem encontrada.


O tempo foi passando e, em 22 de outubro de 1850, pela lei número 185, a Freguesia de Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria foi elevada à vila, sendo, esta data, após consulta confirmativa ao Instituto histórico Geográfico do Rio Grande do Sul, havida como a data oficial do Município de Vacaria.
Em 1936, pelo Dec. Lei nº. 6.332, assinado pelo Governador Flores da Cunha, Vacaria toma a denominação de cidade.

Em torno de todo este cenário de fé, devoção e “transformação”, criou-se a cidade de Vacaria, Município o qual concentra seu desenvolvimento na produção de grãos, frutos silvestres, pecuária, madeira e na exportação de flores.

Fonte: Prefeitura Municipal

Mais Fotos:

Compartilhe com seus amigos

Voltar

Informações

Rua Borges de Medeiros, 1335 -Vacaria - RS - 95200000

(54) 3231-1375

catedral@catedralvacaria.org.br

Contato Rápido

empresas virtuais