Catedral Nossa Senhora da Oliveira

Notícias

Simbologia do Brasão Episcopal

24/01/2014 Simbologia do Brasão Episcopal

O Brasão é um conjunto de símbolos que os bispos usam para indicar as linhas principais de sua vida e sua atividade evangelizadora na Diocese. É como que um programa de vida.

O chapéu com as bordas e os laços, que envolvem o escudo, estão presentes no escudo de todos os bispos e representam a união do Bispo com a Igreja, como o Papa, com o Colégio episcopal e com o Povo de Deus. Traz sempre presente sua missão apostólica como sucessor dos Apóstolos, sob a luz do Espírito Santo.

O Lema: Preparar para o Senhor um Povo perfeito (Lc 1, 17) indica a dinâmica da ação evangelizadora do Bispo no esforço de animar os fiéis para serem uma Igreja viva, participativa e animada, para que o Reino de Deus se torne sempre mais visível nesta parcela do Povo de Deus, que é a Diocese. Será preciso trabalhar para que se forme um povo do agrado de Deus. Dom Irineu tomou este lema de Dom Alberto Etges, já falecido, e que ordenou presbítero em 27.07.1968.

A cruz, em forma de T, como São Francisco de Assis gostava de assinar, o sinal dos eleitos (Ez, 9,4-6), mostra-nos o instrumento através do qual fomos salvos (Ez, 9,4-6). É sinal de vida e de vitória: na cruz está a salvação e a vida.

O sol, atrás da cruz, é Símbolo do Cristo Ressucitado. Os campos de cima da serra, as montanhas, as cidades, o povo aí vive, e também a cruz, tudo é iluminado pelo Cristo, O Sol Nascente que nos veio visitar (Lc, 1,89).

A Oliveira representa a Padroeira da Diocese de Vacaria: Nossa Senhora da Oliveira . O salmo 127 canta que “teus filhos em redor de tua mesa, serão como rebentos da oliveira”. O salmo canta as bênçãos de Deus sobre a pessoa justa. A Igreja vê Nossa Senhora, Maria Santíssima como Mãe de Deus e Mãe de toda a humanidade (Lúmen Gentium 153). Maria Santíssima é vista como tipo da Igreja, que, pela pregação e pelo batismo, gera os inúmeros filhos concebidos pela ação do Espírito Santo. (LG, 154).

A Oliveira é vista, ainda, nos tempos antigos, como símbolo da paz, o que nos remete a Santo Irineu, bispo de Lion, o homem da paz, como diz seu próprio nome. Ele resume sua Teologia na belíssima frase encerra verdadeiro programa de vida: ” A glória de Deus é a pessoa humana viva; e a vida da pessoa humana é a visão de Deus” (Cf.Livro IV, 20,5-7).  É semeando a justiça, que construiremos a paz!

Compartilhe com seus amigos

Voltar

Informações

Rua Borges de Medeiros, 1335 -Vacaria - RS - 95200000

(54) 3231-1375

catedral@catedralvacaria.org.br

Contato Rápido

empresas virtuais